15 ATITUDES FUNDAMENTAIS DO PROFESSOR DE SUCESSO

 

15 ATITUDES DO PROFESSOR DE SUCESSOVocê tem corrido atrás do sucesso? Tem tentado chegar ao sucesso a qualquer custo? Se você tem feito isso, creio que não tem conseguido, não é mesmo?

Posso te garantir que quando você está em busca do sucesso, dificilmente você consegue o que deseja.

Na verdade, o que você precisa saber, é que o sucesso é  o resultado, é a consequência das escolhas e atitudes corretas que você tomou ao longo da sua carreira ou da sua vida.

Então, se você pretende ter sucesso, certifique-se de não estar andando pelo caminho errado.

Saiba que tomando as atitudes corretas da maneira certa, buscando ser um professor expert, você terá como consequência o sucesso. 

Conheça agora mesmo, as 15 atitudes corretas que trará ao professor, o resultado de sucesso.

Continue lendo….

1.TER AMOR AO ENSINO

Amar o que faz é primordial para que você consiga trabalhar de forma agradável com as pessoas ao seu redor, inclusive com os seus alunos e com você mesma.

Mesmo que a pessoa não odeie, mas não amar o que faz, já é suficiente para um trabalho desgastante, chato, cansativo, estressante, enfim um trabalho ineficaz.

Então reflita sobre isso, se não ama o ensino, comece agora mesmo buscar ajuda, pesquisar sobre o assunto e a partir daí, tomar uma decisão de mudar de profissão ou passar a amar o Ensino. Você pode conseguir.

2. SER DEDICADO

A dedicação nunca é demais quando se está buscando o sucesso profissional, então não economize esforço, trabalho, dedicação e o que for necessário para você fazer um excelente trabalho.

Agindo assim, você sempre colherá o resultado do seu esforço e dedicação, afinal, só colhemos quando plantamos.

3. TRABALHAR COM O CORAÇÃO

Quando o professor estar disposto a abrir de verdade o coração e deixar que cada aluno ocupe um espaço especial, ele passa a ter resultados surpreendentes e maravilhosos.

Trabalhar com o coração é pensar no alunos, é dar sempre  o seu melhor, e tudo que fizer será em benefícios do alunos, será para vê-los aprenderem, progredirem e conquistarem os seus sonhos.

3. SER PACIENTE

A paciência é considerada a maior virtude do professor, paciência esta, que pega na mão do aluno e o ensina a escrever seu nome, dezenas e dezenas de vezes, sem desanimar, sem esmorecer, sem perder o foco.

Paciência para falar, fazer dezenas de vezes a mesma coisa e muitas vezes não ter resultado imediato. 

Na verdade precisamos entender que ensinar com paciência é agir logo, e pensar no resultado a longo prazo, mas nunca desistir.

4. APRENDER SEMPRE

Aprender sempre é algo que deve fazer parte da vida do professor.

O professor que estar sempre aberto a pesquisar, buscar conhecimento, aprender coisas novas, enfim, aberto a novas possibilidades de ensino é um professor diferenciado, que supera as expectativas de todos a sua volta e o mais importante, desperta também no aluno essa curiosidade de ir em busca do conhecimento, pois o professor tem esse poder de influenciar positiva ou negativamente.

Saiba que ensinar também é, antes de tudo, aprender, por isso seja um Professor Expert.

6. SER OTIMISTA

Sabemos que para o professor manter uma atitude otimista nem sempre é fácil, mas é preciso, para que possa lidar melhor com os desafios da sala de aula, evitar o estresse, o desânimo e conseguir realizar o seu trabalho com pensamentos positivos.

O professor otimista ele não apenas planeja, mas põe em prática o seu planejamento, acreditando que terá resultados positivos, por mais que outros digam o contrário ou falem coisas negativas para desanimá-lo.

O professor otimista ele encara tudo com a perspectiva da esperança e com fé.

7.SER CORAJOSO

O professor que tem coragem e garra ele vai muito mais além, ele surpreende, ele leva os seus alunos para um outro nível, pois a coragem abre portas para conquistas.

Infelizmente, muitos desistem antes mesmo de tentar, ou seja, não tem coragem de enfrentar os desafios e tentar novas possibilidades para alcançar algo que é difícil sim, mas não é impossível.

8. TER OBJETIVOS CLAROS

Você já sabe quais são seus objetivos como professor? Você já tem isso claro na sua mente? Se não, a partir de agora reflita, analisa sobre isso, para que você possa planejar as suas tarefas diárias, na sala de aula e fora dela, para que elas não sejam realizadas aleatoriamente, mas tenham objetivos específicos.

Com os objetivos claros na sua mente, você terá uma direção, um caminho a seguir e você consegue ter resultados muito mais concretos e significativos, tanto pessoal, como profissional e em qualquer área da sua vida.

9. ACREDITAR E DAR FORÇA AOS ALUNOS

Nos dias de hoje, para que os alunos evoluam é fundamental que o professor acredite no potencial de cada um. Por mais que eles não vejam motivos para isso, mas o professor precisa influenciar, dar forças e acreditar que todos são capazes e todos precisam dele.

Baseado no que disse Leandro Karnal “Afinal de contas o doente precisa do médico, não o sadio. O aluno-problema precisa de nós, não o brilhante e limpo discípulo da primeira carteira”. Percebemos realmente que os alunos mais carentes da nossa força e de nosso crédito são aqueles que muitos dizem: “não querem nada da vida”.

10. SER RESPONSÁVEL

Quando o professor resolve seguir essa profissão, ele está assumindo uma grande responsabilidade que precisa ser cumprida com dedicação e disciplina.

Caso o professor se omita de cumprir com sua responsabilidade não terá condições de prosseguir nessa profissão pois estará comprometendo o futuro de muitas crianças, adolescente e jovens. O que é lamentável!

11. CONQUISTAR OS ALUNOS

Essa é uma grande e imprescindível missão do professor “Conquistar seus alunos”. Mais do que isso, o professor precisa conquistar a confiança dos alunos todos os dias, para que eles não sejam decepcionados e o professor não perda sua autoridade e sua credibilidade para com eles.

Quando os alunos gostam e acreditam no professor eles tendem a obedecê-lo, a segui-lo de alguma forma e, principalmente a se dedicar mais na sua disciplina, o que é de extrema importância que isso aconteça, assim o professor terá menos esforço e trabalho.

12. TER EXPECTATIVAS ALTAS

É muito importante que o professor faça e pense não como a maioria, mas que eles tenham expectativas altas e lute para alcançá-las.

Quando nos limitamos muito a conseguir algo, tendemos a não conseguir quase nada. Por exemplo quando vamos fazer uma prova que precisamos de 7 para passar, o ideal é que estudemos para conseguir 10, e assim garantiremos pelo menos o 7. 

13. SER FLEXÍVEL

Como professor você deve avaliar constantemente o processo de ensino, para saber se precisa e o que precisa de ajustes, pausas, acelerações, mudanças de rota, etc.

É fundamental essa atitude para que o objetivo seja alcançado e aprendizagem aconteça.

O professor jamais pode ficar limitado a um único método ou estratégia de ensino, principalmente se não estiver tendo resultado.

O planejamento, as estratégias, enfim, tudo tem que haver uma flexibilidade para que as mudanças aconteçam quando houver necessidades.

14. SER ORGANIZADO

Uma das características do professor eficiente é a organização.

A capacidade de se organizar e estar preparado para um plano B, caso algo não funcionar direito, faz parte de um ensino eficiente e conduz os alunos a um ambiente de aprendizagem mais eficaz.

Preparar as aulas diariamente, os materiais que serão necessários em cada aula, ser pontual, enfim, tudo isso faz parte da vida de um professor organizado.

15. TER QUALIDADE DE VIDA

O professor mais do que nunca, por maior que seja o seu trabalho, precisa de qualidade de vida, ou seja, descansar melhor nas horas que não está trabalhando, praticar um esporte, alimentar -se bem, ter um tempo especial para si, etc.

Caso o professor não busque essa qualidade de vida, jamais ele conseguirá fazer o seu trabalho com eficiência, e é mais difícil ainda ter sucesso na sua carreira, pois não somos de ferro. Precisamos estar bem, abastecermos as nossas energias para estar forte e dispostos a nos dedicar ao trabalho e dar o nosso melhor.

CONCLUSÃO

PLANO DE AULA - VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Portanto, creio que você percebeu as muitas atitudes que o professor precisa ter na sua carreira e na sua vida para que como consequência ele alcance o sucesso.

Se você tem corrido atrás do sucesso, comece agora mudar as suas atitudes, e se ainda não faz, passe a ensinar com amor, ser dedicado, trabalhar com o coração, ter paciência com seus alunos, ser otimista, aprender sempre, ser corajoso, ter objetivos claros, acreditar nos alunos, ser responsável, conquistar os alunos, ter perspectivas altas, ser flexível, ser organizado e ter qualidade de vida.

Professor se você passar a andar pelo caminho certo, tomando as atitudes corretas aqui mencionadas, sem dúvida alguma você terá como consequência o sucesso. Então sucesso para vocês e seja agora mesmo um  Professor Expert

Comente, deixe a sua opinião sobre esse artigo e Compartilhe com outros professores para que possamos juntos alcançarmos o sucesso profissional.