2 ÓTIMAS DINÂMICAS PARA TRABALHAR O USO DA VÍRGULA

2 DINÂMICA DO USO DA VIRGULA

Ensinar os alunos de forma bem mais dinâmica é muito mais proveitoso, visto que, os alunos de hoje estão acostumados com coisas mais atraentes e mais divertidas.

Que tal usar a dinâmica para ensinar a seus alunos o uso da vírgula?

Se você gostou da ideia, aproveite para escolher uma, ou até mesmo as duas dinâmicas deste post.

Você pode fazer na sala de aula com os alunos a partir dos 7 anos, dependendo do nível de escolaridade ou da necessidade.

Então vamos conhecê-las:

01 – ENCAIXE A VÍRGULA NO TEXTO

2 DINÂMICA DO USO DA VIRGULA

FAIXA ETÁRIA: Alunos do 4ª ao 9º ano

MATERIAIS: Mini texto, cartaz.

PROCEDIMENTO:

  • Divida a turma em dois ou mais grupos e entrega um mini texto igual para cada componente do grupo;
  • O professor faz a leitura do texto em voz alta e interpreta o texto junto com os alunos para que todos possam entender o sentido do texto e assim perceber onde tem pausa;
  • O professor expõe as regras da vírgula em um cartaz ou na lousa;
  • O professor estipulará um tempo para que os alunos coloquem as vírgulas necessária no texto;
  • Vencido o tempo, o professor recolhe os textos e sorteia o primeiro grupo para se apresentar;
  • A apresentação é feita pelo grupo, onde eles irão ler o texto, respeitando a pontuação e mostrando para o restante da turma onde ele usou a vírgula e qual regra utilizou em cada virgula;
  • Depois dos demais grupos se apresentarem, o professor avalia e verifica qual grupo conseguiu acertar mais;
  • O professor poderá recompensar o grupo conforme ele achar adequado, com pontuação, chocolates, etc.

SUGESTÃO EXTRA:

Discuta com os alunos sobre: A diferença que faz uma vírgula!

Peça para eles escreverem a frase: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”

Peça para eles que coloquem a vírgula onde achar necessário… Veja os sentidos que darão e depois discuta com os alunos:

– as mulheres geralmente colocam a vírgula após o substantivo “mulher”;

– os homens colocam sempre a vírgula após a forma verbal “tem”.

O que uma simples vírgula pode fazer!!!

02 –  VÍRGULA NO LUGAR CERTO

FAIXA ETÁRIA: Alunos do 2ª ao 6º ano

MATERIAIS: 

    • Folhas com palavras variadas na quantidade de alunos.
    • 2 folhas com uma vírgula

Exemplo:2 DINÂMICA DO USO DA VIRGULA

PROCEDIMENTO:

  • As folhas serão entregues uma para cada aluno, deixando dois alunos sem receber;
  • As duas folhas que tem a vírgula serão entregues para os dois alunos que sobraram;
  • Será elegido um aluno para formar a frase, ele vai na frente, chama os alunos que estão com as palavras da frase que ele quer formar, chama também o aluno que tem a vírgula e coloca as palavras e a vírgula na ordem correta da frase. A frase deve conter uma ou duas vírgulas.
  • O professor pede para os demais alunos dizer se ele acertou, e se errou, onde está o erro;
  • O professor aproveita para explicar cada uso da vírgula e quando usá-la;
  • Se o aluno acertou recebe aplausos dos colegas ou uma recompensa da professora;
  • Depois será chamado o próximo aluno e assim sucessivamente, até todos participarem.

Obs: Coloque palavras bastante variada para que eles tenham opções de formar as frases.

DICA EXTRA:

Caso o professor queira usar o cartaz com as regras da vírgula, conforme a dinâmica anterior, é uma ótima opção. Lembrando que para crianças menores é necessário que seja colocada as regras de forma clara e apenas as principais.

 

Curta e compartilhe este post para ajudar muito professores a tornar suas aulas muito mais atrativas.