5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA O PROFESSOR INICIANTE NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA

5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Curioso para saber os cuidados que os professores iniciantes precisam ter nos primeiros dias de aula?

Se você respondeu sim, é porque já está convicto da importância da sua postura nos primeiros dias de aula, para o restante do ano.

Se não, sinto dizer, mas ao depreciar a importância desses cuidados pode ser que você esteja comprometendo seu relacionamento com a sua turma durante todo ano.

Se você não sabe, mas é muito difícil e trabalhoso começar a fazer da forma correta depois de já ter errado muito.

No entanto, sei também que é muito complicado os primeiros dias de aula para quem está começando.

Começar a sua carreira com “pé direito”, bem informado de tudo se torna bem mais fácil de lidar com o dilema da sala de aula.

Foi pensando nisso que selecionei alguns cuidados que julgo importante para todos os professores, sobretudo para os iniciantes.

Então continue lendo para conhecer os 5 cuidados indispensáveis para os professores iniciantes nos primeiros dias de aula.

  • Planejar bem as aulas
  • Ser organizado/disciplinado
  • Não demonstrar timidez
  • Demonstrar segurança
  • Mostrar autoridade

Para saber com mais detalhes continue lendo…

1. PLANEJE BEM AS AULAS 5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Planejar as aulas diariamente é sem dúvida uma tarefa óbvia de todo professor, mas infelizmente nem sempre isso acontece, o que prejudica muito o trabalho de qualquer um.

É importante que as aulas sejam planejadas de acordo com o tempo de cada uma, para que as tarefas sejam concluídas e evite problemas de organização.

Planeje tudo o que você vai fazer na sala de aula, seja tarefas, trabalho em grupo, leitura, jogos, dinâmicas, etc. É importante também planejar atividades extras, para em qualquer imprevisto você já estar preparado.

2. SEJA DISCIPLINADO/ORGANIZADO 5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Se você pretende fazer um ótimo trabalho na sua escola e sala de aula, saiba que uma das coisas mais importantes é que você seja disciplinado.

Caso contrário, você terá alunos também indisciplinados, pois o professor é o espelho do seu aluno.

Disciplinado nada mais é do que ser organizado, responsável, pontual, cumprir as regras da escola, enfim, exercer seu papel com eficiência.

Para isso, é importante:

  • Ter uma agenda: utilizar a agenda para organizar as datas de provas e trabalhos das turmas.
  • Usar um caderno: utilize-o para anotar ideias, tarefas e o que for necessário. Nada de anotar no canto do diário de classe!
  • Use uma bolsa: use-a todos os dias, com tudo o que precisa dentro. Ao preparar as aulas diariamente tirar o que não é de uso diário e deixar arrumada para a próxima aula.
  • Planejar cada aula: além do planejamento mensal ou semanal, fazer um planejamento diário das aulas, ou seja, anotar tudo que você for fazer durante a aula, evitando esquecer.
  • Diário em ordem: usar uma pasta para colocar o diário de classe, sempre em dia, com todos os registros e notas dos alunos. Caso seja sistematizado, mantenha sempre atualizado.
  • Organizar a matéria na lousa para que os alunos também se organizem.

Cuidado para não esquecer o assunto da aula anterior ou de levar o que prometeu para a aula seguinte! Anote tudo e revise antes de sair de casa.

3. NÃO DEMONSTRAR TIMIDEZ

5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Claro que os professores no seu primeiro ano de trabalho e sobretudo nos primeiros dias de aula, acaba ficando um pouco tímido ao se deparar com uma turma, às vezes superlotada.

O ideal é que você treine bastante em casa, na frente do espelho ou para seus filhos e/ou família, enfim, faça o que for necessário para evitar uma timidez que venha prejudicar seu desempenho diante de seus alunos.

É uma situação nova e requer preparação, e uma vez preparado o suficiente, você vai se sentir mais confiante e à vontade, saiba que confiar em si mesmo é um enorme passo para vencer a timidez. 

O ideal é você ter foco: por algum tempo, aplique-se o máximo de possível na sua nova atividade, priorize-a e adquira uma certa estabilidade, depois tudo será mais tranquilo.

4. DEMONSTRAR SEGURANÇA

 5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Cuidado com a insegurança!

A insegurança pode surgir quando o professor é alertado, sobre a indisciplina dos alunos ou da turma que ele vai lecionar.

Caso ele não tenha segurança, nem confiança na sua capacidade para lidar com tal situação, é provável que se sinta inseguro e possa manifestar grande dificuldade de exercer seu papel.

Porém, tem casos que a insegurança tem um efeito protetor, na medida em que nos impede de cometer erros ou de correr riscos desnecessários. 

Em ambos os casos o ideal é que o professor não deixe que a insegurança seja um obstáculo e sim um combustível para exercer a sua missão com eficiência.

Se você está inseguro porque teme a indisciplina dos alunos, então pesquise, peça ajuda, crie estratégias para lidar com essa situação.

Se você está inseguro porque acha que não está preparado suficiente, então use essa insegurança para se preparar o máximo possível, estude bastante, pesquise, enfim, transforme a insegurança em competências e cumpra o seu papel.

Somente o preparo do professor o ajudará vencer a insegurança.

Não deixe que os sentimentos negativos, que o senso de incapacidade ou instabilidade impeça que você cresça e progrida na sua carreira. Acredite em você! Tenha segurança!

5. MOSTRAR AUTORIDADE

5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

A autoridade do professor pode ser uma das razões que garante o sucesso de uma aula.

Um bom posicionamento do professor diante dos alunos fará que este seja respeitado e valorizado.

O educador que consegue marcar seu lugar na sala de aula, obtém disciplina, organização e valorização do seu trabalho e consequentemente melhores aprendizados por parte dos alunos.

O professor iniciante precisa ter muito cuidado para não ser “bonzinho demais e nem rígido demais”, mas manter uma postura adequada à realidade da sua turma.

Logo, é importante o professor tomar cuidado para não confundir autoridade com “autoritarismo”, esse usa a força como forma de repreensão e impede a liberdade do aluno.

Na postura autoritária não há diálogo entre professor e aluno, e sim ordens que deverão ser cumpridas, e essa sem dúvida não é a postura ideal do professor.

Desde os primeiros dias de aula mostre uma postura de autoridade, mas ao mesmo tempo seja amigo e conquiste seus alunos.

 CONCLUSÃO

5 CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA PROFESSORES INICIANTES NO PRIMEIRO DIAS DE AULA

Diante de tudo que foi visto, ficou bem claro, que os cuidados que os professores precisam ter nos primeiros dias de aula é fundamental para um ano de sucesso com a sua turma.

Portanto, o educador não pode deixar de observar esses cuidados, mas planejar bem as aulas, valorizar a organização como algo essencial para o bom andamento do processo.

Além disso, vencer a timidez, não permitindo que ela prevaleça, mas preparar-se o máximo possível para dar uma aula com segurança e competência.

Enfim, não esqueça também que a autoridade é um fator relevante para o sucesso de uma aula.

Compartilhe esse artigo com seus amigos para que juntos possamos ajudar o máximo de professores que estão começando a sua carreira docente. Deixa seu comentário aqui abaixo.

  • Melk Meirelles

    Muito legal!!!!!!!!!!!