5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

São muitas dúvidas e incertezas que atormentam o professor iniciante a cada dia.

Situação que deixa o professor às vezes desanimado por não saber como agir.

Você não imagina, mas acredito que você vai se surpreender com você mesmo, isso se você ler esse artigo até o final e praticar as dicas aqui descritas.

Não serão apenas palavras de mudanças, mas verdadeiros atos corajosos como vencer algumas reações desagradáveis, a falta de confiança, preocupação, enfim todos os pensamentos negativos.

Tudo que você vai ver a partir de agora será necessário para embarcar de vez em uma nova jornada. Uma jornada que você sempre sonhou e desejou percorrer.

Curioso para saber as 5 dicas importantes para os professores iniciantes?

Então, continue lendo… 

  • Mostre dedicação e amor pelo seu trabalho
  • Acredite em seu potencial
  • Prepare-se para o inesperado
  • Busque sempre aprender
  • Aprenda com professores mais experientes

    1. MOSTRE DEDICAÇÃO E AMOR PELO SEU TRABALHO

5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

Todo profissional que decidiu e escolheu a sua carreira, provavelmente é porque se identifica com aquela profissão e até mesmo tem amor pelo seu trabalho.

É claro que existem algumas exceções de pessoas que por falta de opções estão em um emprego que não gostaria, inclusive em sala de aula, no entanto é importante saber que de uma forma ou de outra, você precisa passar a amar o seu trabalho.

Fazer o que ama significa fazer também coisas que odeia, pois no nosso trabalho existem coisas que temos que fazer, como profissionais, que não gostamos, mas que fazem parte do nosso trabalho.

Como professores por exemplo temos que preparar diário, suportar alunos bagunceiros, enfim são muitas coisas que mesmo que você não goste, mas faz parte.

Então, como professor faça aquilo que você ama com dedicação, mas se necessário, faça também aquilo que você odeia também com dedicação, pois faz parte, assim você estará cumprindo a sua missão com eficiência. Seja um Professor de Sucesso

A recompensa virá em breve.

2. ACREDITE EM SEU POTENCIAL

5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

É comum o professor no início de sua carreira olhar para si mesmo e surgir uma certa preocupação com relação a sua capacidade, até pela falta de experiência.

No entanto não é a sua experiência ou a falta dela que definirá se você está preparado para desempenhar a sua função.

Na verdade, o que vai importar é a sua confiança em você mesmo, o seu preparo diário, sobretudo a sua dedicação e a sua paixão pelo ensino.

  • Você é capaz

A partir de agora pense assim “Eu tenho potencial para desenvolver o meu trabalho com eficiência, e ponto final”. 

Elimine da sua mente todo pensamento negativo e use todo o espaço da sua mente de pensamentos positivos, de comandos otimista, útil e benéfico.

“Tranque seu cérebro”, para que nem um dos pensamentos contrários venha entrar novamente.

Acredite em seu potencial, pois ele é infinito.  Saiba que você é capaz, agora só basta valorizar as suas pesquisas, seus estudos e os conhecimentos que você adquiriu e que irá levar para seus alunos.

Ponha tudo isso em prática e com certeza você fará um trabalho brilhante.

 3. PREPARE-SE PARA O INESPERADO

5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

Fique certo que as surpresas sempre vão aparecer, seja um aluno agir de uma forma que você não esperava, seja uma briga, discussão, até mesmo aquela aula que você preparou com muito cuidado não ser possível você desenvolver naquele dia.

Para você que está iniciando, fique ciente que tudo pode acontecer, mas, tenha calma!

O mais importante é que você esteja preparado para essas surpresas, já planeje, prepare-se emocionalmente e psicologicamente para que possa resolver tudo da melhor forma.

  • Tenha sempre um plano B

Ter o plano B significa estar preparado para os imprevistos.

Significa preparar tarefas e estratégias extras para que se caso a que você pretende utilizar não for possível trabalhar, você já está preparado.

Você pode ter o plano B, C, D…

O importante é que você não passe por sufoco sem saber o que vai fazer na sala de aula, quando o inesperado acontecer.

4. BUSQUE SEMPRE APRENDER 

Aprender nunca é suficiente, então por mais que você já tenha feito cursos e mais cursos, não pare de estudar, afinal o professor sempre tem que estar atualizado. Conheça o excelente treinamento Professor Expert.

Adquira conhecimento de métodos e ferramentas de ensino, encontre e utilize técnicas para envolver seus alunos.

Explore as experiências do cotidiano dos alunos em sala de aula, orientando e mediando o conhecimento de todos.

Enfim, Explore a sua potencialidade a cada dia, explique a matéria sempre com exemplos práticos e reais, utilize uma linguagem que sua turma entenda.

Aprenda também com seus alunos, conheça o objetivo de cada um e procure sempre saber sobre as tendências da educação. Sim, você é capaz de tudo isso!

5. CONVERSE E APRENDA COM PROFESSORES MAIS EXPERIENTES 

5 dicas para o professor incianteO professor não pode ter receio de conversar, pedir orientação sugestão para os professores mais experientes, mesmo que não ache necessário.

Você pode repassar uma estratégia ou uma ideia nova para aquele professor veterano.

Ele pode compartilhar com você suas práticas pedagógicas, suas experiências, isso pode ajudar muito pois a troca de experiência

Por mais que você esteja preparado você vai se deparar com situações novas, que não passou antes, que talvez não saiba como resolver, então o ideal é pedir ajuda ou se preferir conheça o treinamento Professor Expert

CONCLUSÃO

5 DICAS IMPORTANTES PARA PROFESSORES INICIANTES

Diante do que foi visto, você já pode considerar a sua vida mudada como professor, é só pôr essas dicas em prática.

Você jamais pode esquecer que o amor ao ensino é a base, e a partir daí, você terá condições de desenvolver as demais dicas com facilidade.

Não deixe de acreditar em seu potencial, preparando-se sempre para os imprevistos que podem surgir a qualquer momento.

Enfim, não esqueça que o aprendizado do professor não pode ter limites, então estude sempre, converse, aprenda e compartilhe ideias e conhecimentos com professores mais experientes.

O resultado de sua dedicação vai ser fantástico. Sucesso na sua carreira.

E se você quiser se qualificar ainda mais como professor e ir para um próximo nível clique aqui e conheça esse treinamento fantástico Professor Expert

Compartilhe esse artigo com seus amigos para que juntos possamos ajudar o máximo de professores que estão iniciando sua carreira. Deixa seu comentário aqui abaixo.