6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

“A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amando o que você faz.

Steve Jobs

As atitudes do professor determinam o seu sucesso profissional. Você tem analisado sobre quais tem sido suas atitudes frente ao seu trabalho como professor? Você pretende fazer um ótimo trabalho?

Saiba que o sucesso é a consequência de muito esforço e muita dedicação.

Foi pensando nisso que selecionei algumas atitudes que julgo imprescindível para todos os professores, mas especificamente para aqueles que querem fazer um trabalho eficiente.

Então continue lendo para conhecer 6 atitudes essenciais para o professor fazer um ótimo trabalho.

1. AMAR O QUE FAZ

6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

Você só terá condições de fazer um ótimo trabalho na sua carreira profissional e especificamente como professor, se você amar ensinar, se não ama o que faz, não terá condições de fazer com amor, e nós sabemos que sem amor o resultado do trabalho mesmo que feito com esforço não será 100%. Com certeza deixará a desejar.

Se você não ama ensinar, a minha dica é que você pare nesse momento e se pergunte: Por que eu estou exercendo esta profissão? Não seria bom procurar outro trabalho que eu goste de fazer, que eu tenha prazer em fazer?

Caso o resultado da sua reflexão seja que apesar de tudo, você pretende continuar nessa área, pois não ver outra alternativa, e é dela que você se mantém e sustenta a sua família.

Então, a ideia é que você veja a importância que tem seu trabalho. Você precisa zelar por ele e procurar meios, ajuda para passar a amá-lo. Se esforce um pouco mais para fazer com amor aquilo que não seria seu trabalho predileto, mas é de onde você se mantém.

 “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” 

Confúcio, filósofo

2. DAR O MELHOR DE SI

6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHOwww.freepik.com

Dar o melhor de si não é simplesmente fazer aquilo que todos fazem (a sua obrigação) dar o melhor de si, significa fazer um pouco mais, o melhor, da melhor forma.

Você não pode é passar por cima de outras pessoas, ou até mesmo fazer o trabalho de outras, somente para ser visto.

Faça o seu trabalho com dedicação e da melhor forma possível, incondicionalmente, e você vai ver como sua história como professor, vai ser uma verdadeira história de sucesso, pois o sucesso é a consequência de muito trabalho e dedicação.

“Sempre dê o melhor de si, em tudo que proponha-se a fazer. Pode ter certeza, que será recompensado”.

Luiz Henrique Moreira

3. USAR TODA A SUA COMPETÊNCIA

 www.freepik.com

 O professor Vasco Moretto, doutor em didática pela Universidade Laval de Quebec, Canadá, destaca um ponto fundamental em relação à Competência: “Competência não se alcança, desenvolve-se. Competência é fazer bem o que nos propomos a fazer”

Diante disso, entendemos que todo professor tem competência, só é necessário ele desenvolver, explorar a competência que tem e que às vezes está armazenada, parada, estagnada, precisando de você despertá-la e usá-la para que não chegue a estagnar de vez.

Tem muitas crianças e adolescentes precisando que você destrinche essa competência e desenvolva-a fazendo o que se propôs de forma eficiente para ajudar os seus alunos, e também para inspirar e ajudar outros profissionais que porventura estejam precisando.

“Ser competente é trabalhoso, porém, trabalhar com competência, não tem preço”.

HÉLIO DELAMARE

4. NÃO SE IMPORTAR COM O QUE OS   OUTROS FALAM

 Não se importar com o que os outros falam, no sentido de deixar de fazer o que é necessário, por que o colega professor diz: “Não precisa não! ” “Eu mesmo que vou me preocupar com isso?! ” “Mas você gosta de perder seu tempo! ”.

Não seja “Maria-vai-com-as-outras”, ou seja, fazer só o que os outros fazem ou só se o outro fizer.

Infelizmente alguns professores, apesar de ter boa vontade acabam sendo influenciados pelo pessimismo de muitos, que às vezes não fazem o seu trabalho com eficiência e ainda critica aqueles fazem.

Qualquer profissional que agir dessa forma não dará um passo para o sucesso, pelo contrário estará dando passos para trás rumo ao fracasso profissional.

Jamais siga exemplos de pessoas que acham que se fizer o melhor está sendo escravo, e por isso nunca faz um trabalho eficiente.

O professor que se preza tem compromisso sim, com a educação e com os seus alunos, e fará o que for necessário por eles, e para melhorar a educação, independente do que os outros acham ou falam.

“A pessoa negativa, quando se faz ausente, deixa o ar mais leve”.

Alexandre de Rezende Ramos  

5. SEJA OTIMISTA 

6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

 Uma das qualidades mais importantes do professor é o otimismo.

O professor precisa contagiar os alunos pelo otimismo, pois sabemos que uma boa parte dos estudantes, já são por si só pessimistas, costuma dizer “Professora, eu não sei fazer esse trabalho”, “Professora, eu não vou conseguir” e assim sucessivamente.

Transmitir aos alunos prazer em estudar, motivação,  a alegria da descoberta, do conhecimento e da aprendizagem é a missão do professor otimista.

Saiba que educar é uma atividade que em si é um mundo repleto de possibilidades. Entre elas, a capacidade de despertar no outro inúmeras qualidades adormecidas.

“O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo”.

Helen Keller

6. ESTEJA SEMPRE DISPOSTO A APRENDER

6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

O professor não sabe tudo, precisa estudar diariamente para que possa estar com a mente pronta para receber novas propostas e novos conhecimentos. 

O professor precisa estar ciente que ele pode aprender com seus próprios alunos, com os colegas professores na troca de experiência, com qualquer pessoa e até mesmo com os seus próprios erros.

Nunca se feche para o conhecimento e não queira ser dono dele, pois não tem como sabermos de tudo, se de repente o professor achar que é dono do conhecimento poderá se frustrar quando se deparar com uma situação ou problema que não saiba como resolver.

A busca do conhecimento precisa ser diária e contínua para que estejamos sempre antenados com as mudanças e as inovações que estão surgindo nessa era tecnológica.

Tenho sempre me dedicado aos estudos, e o Treinamento Como dar uma Boa Aula, que é super baratinho, foi fundamental para eu conseguir fazer um ótimo trabalho.

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. ”

Paulo Freire

CONCLUSÃO 6 ATITUDES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR FAZER UM ÓTIMO TRABALHO

 Portanto se você pretende desenvolver sempre um ótimo trabalho, se tornar um professor eficiente, você precisa o quanto antes tomar a decisão definitiva de mudanças.

Depois de tomar a decisão, você deverá pôr em prática essas atitudes essências para o seu sucesso.

Amar o que faz é o primeiro passo, pois o amor é o combustível para você dar o melhor de si, usar a sua competência, não se importar com o que os outros falam, ser otimista e, enfim, estar sempre pronto e disposto a aprender.

Para saber outras atitudes que o professor precisa ter para fazer um ótimo trabalho, clique e conheça o Treinamento Como dar uma Boa Aula.

Compartilhe esse artigo com seus amigos para que juntos possamos ajudar o máximo de professores possível. Deixa seu comentário aqui abaixo.