COMO MANTER OS ALUNOS DISCIPLINADOS: [DICA 2/6] CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS INDIVIDUALMENTE

Chamar a atenção dos alunos individualmente

Para lidar com a sua turma de forma inteligente e manter a disciplina na sala de aula é necessário que o professor fique atento a algumas práticas educativas. Nesse artigo estarei falando da DICA 2: Chamar a atenção dos alunos individualmente.

É muito comum na hora da aula o professor chamar a atenção dos alunos, quando estão conversando com os colegas ou estão se distraindo com outra coisa, em vez de estar atento as explicações.

No entanto, muitos professores acabam se precipitando quando chamam a atenção da turma inteira, quando deveria chamar apenas daquele aluno que está conversando. Esse tipo de atitude, quase sempre, surgem reivindicações e até revolta por parte dos demais alunos.

Você acha isso correto? Você pode estar imaginando, as vezes que já fez isso e a injustiça que cometeu com a sua turma, não é verdade? Ou você pode estar pensando e se perguntando: “Qual a forma correta de chamar a tenção do aluno? ”

Vamos entender isso…

CHAME A ATENÇÃO DO ALUNO INDIVIDUALMENTE

Chamar a atenção dos alunos individualmente

Diante de uma situação de indisciplina na sala de aula é necessário, imediatamente, tentar resolver para evitar tumulto e desordem.

Para tanto, é preciso observar dentre os alunos qual o causador daquela situação, ou seja, detecte sempre o líder, aquele em que os outros sempre seguem.

É bem provável que você já até saiba quem é ou quem são eles na sua sala de aula.

Logo que conseguir identificar aquele aluno, a melhor forma de chamar a atenção é convocando para uma conversa particular sobre os motivos que o fizeram agir daquela forma, causando todo aquela confusão em sala de aula.

Na maioria das vezes uma conversa individual resolve o problema, pois o diálogo transpõe pré-conceitos formados.

O professor depois de ouvi-lo e conversar com o aluno poderá tomar a decisão que achar mais adequada para aquela situação.

Tudo isso deve ser feito…

1. Com educação e respeito

Chamar a atenção dos alunos individualmente Ao chamar a atenção do aluno, o professor deve agir sempre com educação e respeito, pois a reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno, proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando é tratado como pessoa e não como mais um indivíduo que não tem nem um compromisso com a aprendizagem.

Esses valores como a educação e o respeito são sempre indispensáveis na relação professor/aluno. O educador deve ter isso como princípio.

Logo, os alunos vão aprender com o exemplo do professor que apesar da autoridade que tem, não usa para humilhar ou castigar os alunos, mas age com amor e responsabilidade e procura fazer tudo na hora certa.

Chamar a atenção dos alunos individualmente

Os educadores precisam saber que o desrespeito do professor em relação aos alunos, sem dúvida, aumenta a indisciplina. Quase 25% dos estudantes afirmam ser vítimas disso de vez em quando – e mais de 12%, que o fato ocorre com frequência.

Um caso muito frequente é quando o professor passa a desconfiar do aluno: “você precisa mesmo ir ao banheiro, ou está querendo ir na sala da colega, ou ir brincar no pátio?”

Talvez sem intenção o professor acaba desrespeitando o aluno e isso passa a ser recíproco.

É o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para a construção dos valores e do caráter do aluno, assim como para a formação de turmas disciplinadas.

2. Com calma e tranquilidade

dica 3 não discutir com o aluno mas media-lo no que deve fazer

É imprescindível que o professor mantenha sempre a calma e a tranquilidade ao chamar a atenção dos alunos. E aí você diz: “Como se isso fosse possível! ”

Na realidade é muito difícil mesmo, mas temos que nos preparar psicologicamente para isso, pois ficar irritado, gritar e castigar injustamente os que não se comportam como você quer – atitudes autoritárias e arrogantes – não adianta nada.

Não é através da imposição que vamos conseguir manter a disciplina, pelo contrário, dessa forma a revolta aparece, e aí tudo se torna mais difícil de se sustentar.

É claro e compreensível e até necessário que em uma situação de indisciplina, o educador manifeste sim, contrariedade. Sem exaltações, mostrar ao aluno que por sua causa toda turma pode ser prejudicada.

A intenção é que ele perceba as consequências de seus atos, e possa mudar de atitude e aprender a agir em outras situações similares.

Enfim, o ideal é usar sempre a estratégia do diálogo, para resolver todo e qualquer conflito que surja em sala de aula.

3. Não envergonhá-los na frente dos colegas

Chamar a atenção dos alunos individualmente

Envergonhar o aluno na frente da turma não é uma boa ideia, pelo contrário, pode ser uma armadilha contra você mesmo, pois a tendência da turma é ficar sempre do lado do mais fraco, e especificamente nesse caso, o aluno fica em uma situação menosprezada pela vergonha que sofreu, logo a turma toma as suas dores e se manifesta contra o professor, e portanto, você já imagina o que pode vir depois, não é mesmo?

Surge aí uma das causas da indisciplina. Quando o professor age precipitadamente levando os alunos a revolta, aí sim você adquiriu uma turma inteira de alunos que não darão a mínima para suas aulas e para o que você fala.

Sabe o que eles vão fazer agora: bagunçar na sua aula o tempo todo e de propósito.

Percebeu como a maneira de agir do professor influencia muito no comportamento do aluno? Espero que você tenha entendido, pois é o primeiro passo para você ficar sempre atento às suas atitudes e não cometer erros básicos como esse.

Chamar a atenção dos alunos individualmente

Você pode sim chamar a atenção do seu aluno para o que for necessário, porém, seja inteligente, seja discreto quando estiver em frente aos seus colegas, de preferência chame-o em particular e converse com ele o que for necessário.

No caso da punição poderá fazê-la na frente de todos, para que sirva de exemplo para a turma, mas sempre com muita educação, respeito, calma, tranquilidade e nunca envergonhá-lo.

Acredito e espero que você perceba que atitudes inteligentes e o exercício justo da autoridade são formas eficazes de enfrentar o problema da indisciplina entre outros problemas.

Compartilhe esse artigo com seus amigos para que juntos possamos ajudar o máximo de professores a manter a disciplina, chamando atenção dos alunos individualmente. Deixa seu comentário aqui abaixo.Qual a sua opinião sobre isso?