Dica 6 tornar as aulas momentos prazerosos

“Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender”. 

Um dos principais desafios dos educadores atualmente é proporcionar aos alunos prazer e motivação para estudar, o que não é fácil.

Não somente os professores iniciantes, mas até os mais experientes sentem essa dificuldade.

Infelizmente, em muitos casos, o professor não tem as ferramentas adequadas e muito menos estrutura física para desenvolver com seus alunos o que seria necessário para uma aula de qualidade.

No entanto, o professor não pode desistir, mas lutar para que essa realidade não seja prolongada por mais tempo, e sobretudo que não o impeça de realizar um bom trabalho.

O que fazer então para apesar de todas as dificuldades darmos uma boa aula?

Como posso proporcionar para meu aluno momentos prazerosos na sala de aula, e assim manter a disciplina?

É difícil? Sim. Mas não é impossível.

Você pode usar as ferramentas que você tem.

Portanto, continue lendo para você saber como fazer da sua aula momentos prazerosos.

1. Seja amigo dos seus alunos

Dica 6 tornar as aulas momentos prazerosos

O bom relacionamento entre professor e aluno é de fundamental relevância para que eles tenham prazer em aprender a cada dia.

O respeito incondicional do professor com o aluno é indispensável para que a reciprocidade aconteça, e apareça a confiança, e como consequência desse elo a motivação do aluno para a aprendizagem.

Mas quando o professor não tem a preocupação em construir nem um tipo de elo afetivo com o aluno e não o atribui devido valor, mesmo diante da indisciplina. O que acontece?

A consequência óbvia desse tipo de comportamento vai ser alunos menos atenciosos, mais indisciplinados, desrespeito total, enfim, o cotidiano da sua turma pode ser, infelizmente, de desordem.

O educador eficiente é aquele que escuta o seu aluno, conhece a sua dificuldade e procura ajuda-lo, comunica-se com ele, é divertido, amigo, legal, mas nem por isso perde a autoridade.

2. Seja criativo

DICA 6 FAZER DA SUA AULA MOMENTOS PRAZEROSOS

Para a professora Luciane Baia Hees, doutoranda em Psicologia em Educação pela PUC-SP, uma aula criativa deve em primeiro lugar motivar o aluno a desejar e a buscar o aprendizado: “Um professor criativo é aquele que faz uso de diferentes estratégias para que o aluno fique motivado a aprender”, complementa. 

Sim, baseado no pensamento da professora Luciane, a base de uma aula criativa é o professor. 

Então, O aluno deve ser visto por ele como ponto central, e não o conteúdo, evitando que eles se tornem alunos passivos que ouvem e reproduzem.

Logo, é ideal que o professor abra mão da rotina, utilizem materiais que despertem a atenção do aluno; motivação para o aprendizado através de uma aula significativa; tornar o aprendizado um momento feliz e divertido.

E usem também dinâmicas, músicas, jogos educativos, filmes, jornais, revistas e atividades lúdicas em suas aulas.

Enfim, você não pode esquecer que a criatividade é uma característica ideal e imprescindível para todo educador que prese por uma aula de qualidade.

Caso você não tenha conseguido usar sua criatividade, que tenho certeza que tem, talvez é porque ainda não tentou.

A ideia é que você se dedique e lute por essa brilhante qualidade, tenho certeza que você é capaz. Você terá bons resultados assim como eu se lutar por isso, e a minha dica é que você conheça o curso que me ajudou muito com criatividades, dinâmicas, etc. Como dar uma Boa Aula. 

3. Desafie seus alunos com atividades dinâmicas

DICA 6 FAZER DA SUA AULA MOMENTOS PRAZEROSOS

Atualmente são disponibilizados, quase que gratuitamente, para essa geração muitas possibilidades de atração, como:  jogos, uso da internet e das redes sociais, que é uma febre entre crianças, adolescentes e jovens, que os despertam muito mais do que as aulas ditas por eles “chatas”.

Pensando nisso, o professor precisa planejar atividades dinâmicas e desafiadoras que traga interação e motivação aos alunos, aproveitando oportunidades que surgem durante o processo.

A ideia é utilizar ou criar jogos e dinâmicas desafiadoras, desde que estejam interligados ao conteúdo trabalhado e que possam ser feitas em grupos, pois assim os alunos trabalharão em equipe e não poderão estar distraídos.

4. Procure dar aulas práticas

DICA 6 FAZER DA SUA AULA MOMENTOS PRAZEROSOSA teoria constante na sala de aula tem contribuído, demasiadamente, com a indisciplina, visto que os alunos, principalmente crianças e adolescentes não são atraídos pelo o conteúdo em si.

Cabe ao professor trabalhar o conteúdo de forma atrativa e prática, para que desperte o interesse dos alunos em aprender.

Se você parar para pensar, nós mesmos, enquanto adultos, nos incomodamos em ficar sentado em uma cadeira o tempo todo ouvindo alguém falar, é realmente muito entediante.

Será se agora não dar para entender melhor os nossos alunos?

Coloque-se no lugar dele, e se você pensava diferente, vai mudar de ideia.

Portanto, uma das formas para resolver o problema da mesmice em sala de aula é não abusar dos conhecimentos teóricos, mas leva-lo a prática.

Como o professor pode fazer isso?

Sair da sala de aula, fazer uma pesquisa no seu bairro, visitar a biblioteca da escola, utilizar todo o ambiente escolar, conforme a sua realidade, ou seja, use o conteúdo como base para transformá-lo em pratica.

“A teoria deve ser apenas a base para a concepção e desenvolvimento de soluções práticas para problemas concretos, realistas”.

5. Surpreenda seus alunos

DICA 6 FAZER DA SUA AULA MOMENTOS PRAZEROSOS

É bem interessante quando o professor surpreende os seus alunos com algo que chame sua atenção, que desperte para o conteúdo que está sendo trabalhado, assim eles se sentem mais valorizados e interessados.

Os alunos, diferente do que alguns pensam, eles têm necessidade de aprender e gostam de serem surpreendidos.

Quando o professor usa o conteúdo a ser trabalhado de forma diferenciada, surpreendente, e com o objetivo de avaliar e recompensar os alunos, é realmente sensacional, pois muda totalmente a maneira de o aluno olhar para o conteúdo.

5.1 Dicas para fazer de cada aula uma surpresa para seu aluno:

Cada aluno pega um papel, ler o que está escrito e faz uma breve explicação ou comentário, depois de cumprir será recompensado.

Cuidado! É importante deixar claro para os alunos que é uma atividade com fins pedagógicos. 
Feito isto, começar a dinâmica, orientando para que o balão percorra toda a sala, e no momento em que achar conveniente, o professor desliga o som e sugere que a pessoa “portadora” do balão o estoure, respondendo assim à pergunta em questão. 

Obviamente que será vencedor aquele grupo que obtiver maior pontuação. 

São apenas dois exemplos, mas que você pode criar muitas outras ideias e pôr em prática, acredito que será ótimo para você e seus alunos. Até porque trará ao aluno o sentimento diário de que a qualquer momento pode ser recompensado de alguma forma.

E você professor, pode decidir como será a recompensa.

CONCLUSÃO

Não coloque seu profissionalismo em jogo.

Momentos prazerosos é um dever que você possui com seus alunos.

Torne suas aulas tão envolvente que ela possa “congelar” o tempo, garantir aprendizagem significativas e alunos felizes e gratificantes.

Quando a aula se tornar “chata” “monótona” lembre-se:

“Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender”. 

Chega de desculpas. 

Você é capaz, então use as ferramentas que você tem para dar uma aula excepcional,  trazer aos seus alunos momentos prazerosos e manter a disciplina.

Conquiste seus alunos, abuse da sua criatividade e você vai longe.

E se errar alguma vez, não se desespere.

Aprenda com seus erros, só não continue errando.

Compartilhe esse artigo com seus amigos para que juntos possamos ajudar o máximo de professores a proporcionar aos alunos momentos prazerosos. Deixa seu comentário aqui abaixo.